Notícias de saúde

Estudo sugere que inaladores para asma funcionam melhor à tarde

19 de setembro de 2025 (Bibliomed). Pessoas com asma podem controlar melhor seus sintomas ao cronometrar precisamente o momento em que usam o inalador, sugere estudo realizado na Universidade de Manchester, no Reino Unido. Uma dose única diária preventiva de corticosteroide inalatório deve ser tomada no meio da tarde para um controle eficaz da asma.

No estudo, os pesquisadores acompanharam 25 pessoas com idades entre 18 e 65 anos, com asma leve a moderada, que foram aleatoriamente designadas para um dos três regimes de dosagem diferentes. Alguns tomaram uma dose diária de inalador entre 8h e 9h; outros, uma dose diária entre 15h e 16h; e o restante tomou duas doses - uma entre 8h e 9h e a segunda entre 20h e 21h. Os participantes permaneceram no regime designado por 28 dias e, em seguida, trocaram para outro após um intervalo de duas a três semanas. Ao final, todos os participantes haviam experimentado todos os regimes.

Os resultados mostraram que a dosagem da tarde melhorou a função pulmonar noturna das pessoas e reduziu a contagem de glóbulos brancos associados à resposta alérgica. Eles disseram que esses resultados apoiam o conceito de cronoterapia, ou seja, ajustar o horário da medicação de uma pessoa para coincidir com seus ritmos biológicos.

A inflamação associada aos sintomas da asma tende a começar no meio da tarde, observaram os pesquisadores, o que pode explicar por que tomar uma dose preventiva de inalador nesse momento pode ter um efeito melhor. Um editorial anexo observou que o regime de dosagem no meio da tarde não resultou em melhor controle geral dos sintomas. No entanto, isso pode ser devido ao fato de que o estudo envolveu apenas algumas pessoas e elas foram acompanhadas por um período relativamente curto.

Fonte: Thorax. DOI: 10.1136/thorax-2024-222073.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários