Notícias de saúde

Menopausa precoce pode acelerar envelhecimento cerebral

10 de setembro de 2025 (Bibliomed). Mulheres que entraram na menopausa antes dos 40 anos tiveram um declínio cognitivo maior do que aquelas que entraram na menopausa depois dos 50, mostrou um estudo realizado na Universidade de Tohoku, no Japão. Além disso, a menopausa precoce também foi associada a uma pior depressão.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de um estudo de longo prazo sobre envelhecimento realizado no Reino Unido, monitorando a saúde de mais de 4.700 mulheres e quase 4.300 homens. Os resultados mostram que mulheres que entraram na menopausa precocemente tendem a apresentar um declínio mais drástico em suas habilidades de pensamento e memória do que aquelas cuja menopausa ocorreu na meia-idade. Essa ligação permaneceu mesmo depois que os pesquisadores levaram em conta o efeito potencial da depressão na saúde cerebral das mulheres.

Como a menopausa precoce aumenta o risco de depressão, o que aumenta o risco de demência, os pesquisadores tiveram que controlar esse fator para determinar se a menopausa precoce, por si só, era um fator de risco direto.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que as mulheres que entraram na menopausa na época mais comum da vida apresentaram melhor função cognitiva do que os homens da mesma idade. Os resultados mostraram que a terapia de reposição hormonal usada para tratar os sintomas da menopausa não teve nenhum efeito na saúde cerebral das mulheres.

Segundo os autores, os resultados sugerem que mulheres que passam pela menopausa precoce podem constituir um grupo de alto risco específico para declínio cognitivo, que pode não ser necessariamente atribuído aos sintomas depressivos agravados pela menopausa. No entanto, os pesquisadores ressaltam que compreender essa relação em profundidade pode nos ajudar a desenvolver tratamentos que retardem o início da demência em pacientes de risco

Fonte: Alzheimer's & Dementia. DOI: 10.1002/alz.70063.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários