Notícias de saúde
05 de setembro de 2025 (Bibliomed). Mulheres que apresentam mais sintomas da menopausa têm maior probabilidade de desenvolver sinais precoces de demência, como diminuição da função mental e comprometimento comportamental leve, em comparação com mulheres que têm uma transição mais fácil, relataram pesquisadores da University of Calgary, no Canadá. Os resultados também mostraram que a terapia de reposição hormonal ajudou a aliviar os efeitos da menopausa no comprometimento comportamental.
Sabe-se que as mulheres têm o triplo do risco dos homens de desenvolver a doença de Alzheimer e demências relacionadas. Para examinar esse risco mais de perto, os pesquisadores analisaram dados de quase 900 mulheres que passaram pela menopausa. As mulheres relataram os sintomas que sofreram durante a menopausa e fizeram testes para medir sua função cerebral e comportamento.
Os sintomas da menopausa podem incluir menstruações irregulares, ondas de calor, calafrios, secura vaginal, ganho de peso, metabolismo lento, suores noturnos, problemas de sono, sintomas de humor, desatenção ou esquecimento e outros sintomas não identificados, disseram os pesquisadores.
Os pesquisadores descobriram que mulheres que relataram mais sintomas da menopausa tendem a ter mais comprometimento cognitivo mais tarde na vida. Eles também tinham mais problemas comportamentais associados à demência, como apatia, ansiedade, irritabilidade, falta de inibição, perda de tato ou elegância social ou inflexibilidade.
Os pesquisadores também perguntaram às mulheres se elas usaram terapia de reposição hormonal, que pode aliviar os sintomas da menopausa. Os resultados mostram que aqueles que usaram terapia hormonal apresentaram melhores pontuações de comprometimento comportamental, mas a terapia não melhorou suas pontuações cognitivas. Alguns especularam que o declínio nos níveis de estrogênio causado pela menopausa pode afetar a saúde do cérebro posteriormente.
Fonte: PLOS One. DOI: 10.1371/journal.pone.0301165.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também