Notícias de saúde

Vinho e Chá Podem Proteger Contra Ataque Cardíaco

29 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Compostos antioxidantes encontrados no chá, vinho, frutas e vegetais podem diminuir o risco de ataque cardíaco não fatal de alguns homens, mas não parecem oferecer proteção contra episódios mais mortais, informaram pesquisadores.

Os antioxidantes, compostos encontrados em alimentos, combatem os efeitos dos radicais livres, partículas que ocorrem naturalmente no organismo e podem contribuir para o aparecimento de doenças crônicas e para o envelhecimento.

Estudos têm mostrado que antioxidantes conhecidos, como flavonol e flavonas, podem eliminar os radicais livres, reduzindo o risco de derrame e os efeitos do LDL ou colesterol "ruim".

Para verificar se os antioxidantes oferecem proteção contra ataque cardíaco, os pesquisadores analisaram a dieta de mais de 25 mil homens fumantes entre 50 e 69 anos de idade sem história de ataque cardíaco.

Segundo trabalho publicado na edição de janeiro da Epidemiology, os homens que consumiram maiores quantidades desses compostos tiveram uma leve diminuição do risco para ataque cardíaco não fatal seis anos depois, comparados a homens que consumiram quantidades diárias menores.

Houve apenas uma leve associação entre esses compostos e morte por ataque cardíaco, concluiu a equipe de Tero Hirnoven, do Instituto Nacional de Saúde Pública, em Helsinque (Finlândia).

As conclusões dos pesquisadores contradizem estudos anteriores que têm mostrado uma relação mais forte entre antioxidantes e morte por ataque cardíaco. Os autores observam que a média dos níveis de flavonol e flavonas consumidos no estudo foi baixa se comparada à de outros testes, possivelmente em consequência do consumo de chá e vinho na Finlândia, geralmente baixo.

As pessoas que participaram do estudo também fumavam sendo "possível que o efeito dos flavonóides seja diferente entre fumantes e não fumantes", sugeriram os pesquisadores.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários