Notícias de saúde

Risco de AVC é duas vezes maior entre jovens fumantes

15 de agosto de 2025 (Bibliomed). Fumar mais que dobra o risco de acidente vascular cerebral (AVC) inexplicável entre adultos mais jovens, alerta um estudo da Keele University, no Reino Unido. E fumar muito é ainda pior, com o risco de AVC mais que quadruplicado entre adultos que fumam mais de um maço de cigarros por dia durante 20 anos, em comparação com pessoas que não fumam.

No estudo, os pesquisadores se concentraram em um tipo de AVC chamado AVC criptogênico. Esses AVCs são causados por um bloqueio do fluxo sanguíneo, mas não está claro o que causou a obstrução. Eles compararam os registros médicos de 546 pessoas entre 18 e 49 anos que sofreram um AVC inexplicável com 546 pessoas da mesma idade e sexo que não sofreram um AVC. Cerca de 33% dos fumantes sofreram um AVC inexplicável, em comparação com 15% dos não fumantes.

Os resultados mostram que gênero, idade e intensidade do tabagismo desempenharam um papel no risco de AVC entre adultos mais jovens. Fumantes do sexo masculino tinham mais de três vezes o risco de acidente vascular cerebral do que os não fumantes, e pessoas de 45 a 49 anos tinham quase cinco vezes o risco. E a intensidade do tabagismo só fez com que o risco disparasse.

Homens que fumaram mais de um maço por dia durante 20 anos tiveram quase sete vezes mais risco, e pessoas de 45 a 49 anos quase cinco vezes mais risco. No geral, pessoas que fumavam de 11 a 20 cigarros por dia tinham um risco 64% maior de sofrer um AVC, em comparação com um risco 5,2 vezes maior de quem fumava mais de 40 cigarros por dia.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WN9.0000000000000003.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários