Notícias de saúde

Astronauta Pode Sofrer Reativação Viral

28 de Dezembro de 2000 (Bibliomed). Como se os astronautas não tivessem muito com o que se preocupar, cientistas acrescentaram mais um risco à lista dos perigos de viagens espaciais: a reativação viral.

Normalmente, o citomegalovírus (CMV) causa uma infecção moderada sem sintomas durante a infância. Mas, como é um membro da família do herpesvírus, o CMV persiste no corpo, onde pode ser reativado durante períodos de estresse ou se o sistema imunológico estiver debilitado, de acordo com Satish K. Mehta, do Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas, e associados.

Já se demonstrou que o vírus Epstein-Barr se reativa em astronautas que participam de vôo espacial, por isso os cientistas testaram membros de tripulação para verificar se o CMV iria se comportar de modo similar.

O CMV foi descoberto na urina de 15 astronautas pelo menos uma vez entre os dez dias antes do lançamento e no dia de retorno, de acordo com os pesquisadores, mas somente um dos 61 não-astronautas tinha CMV na urina durante o mesmo período. A maioria das amostras positivas dos astronautas foi obtida antes do lançamento.

Nos quatro astronautas cujas amostras de vôo estavam disponíveis, dois apresentavam o vírus pelo menos uma vez durante a viagem espacial, destacaram os pesquisadores.

Os níveis de anticorpos (uma medida da resposta imunológica) ao CMV não se alterou nos astronautas em quem não foi detectado o CMV, de acordo com o estudo, mas os níveis de anticorpos em astronautas que apresentaram CMV em sua urina aumentaram quatro vezes antes da viagem.

Os níveis de hormônio de estresse não foram diferentes em astronautas com infecção com CMV reativado e aqueles sem infecção, de acordo com os resultados publicados na edição de dezembro do Journal of Infectious Diseases. Mas todos os astronautas apresentaram aumentos nos hormônios de estresse medidos em uma coleta de urina 24 horas após o vôo espacial.

Mehta e sua equipe concluíram que essas descobertas são consistentes com um enfraquecimento induzido pelo estresse do sistema imunológico celular que combate infecções virais.

Normalmente, as reativações de CMV são inofensivas, mas quando o sistema imunológico está debilitado, o vírus pode causar doenças graves, desde pneumonia até encefalite, afirmaram os cientistas.

A identificação de reativações de infecções com herpesvírus podem ser uma forma importante de avaliar o sistema imunológico de astronautas, sugerem Mehta e sua equipe, de modo que as intervenções podem ser feitas para prevenir ou restringir os sintomas dessas ou de outras infecções.

Copyright © 2000 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários