Notícias de saúde

A visita ao pronto-socorro geralmente precede o diagnóstico de câncer

08 de agosto de 2025 (Bibliomed). Infelizmente, muitos pacientes são informados de que podem ter um tumor maligno quando estão sendo atendidos em um pronto-socorro movimentado. Pesquisadores do Hospital Mount Sinai em Toronto, Canadá, descobriram que cerca de 1 em cada 3 pessoas recém-diagnosticadas com câncer passaram por pelo menos uma visita ao pronto-socorro em algum momento durante os três meses anteriores ao diagnóstico. Muitas das visitas acabaram sendo causadas por sintomas relacionados ao câncer.

Os pesquisadores analisaram dados coletados pelo Instituto de Serviços de Avaliação Clínica (ICES) em Toronto. Os dados incluíram mais de 650.000 pacientes diagnosticados com câncer entre 2014 e 2021 em Ontário. Eles descobriram que mais de um terço (35%) visitou um pronto-socorro nos 90 dias anteriores ao diagnóstico de câncer. Nesse grupo de pacientes, 64% visitaram o pronto-socorro uma vez, 23% visitaram duas vezes e 13% fizeram três ou mais visitas.

Mais da metade (51%) dos pacientes que foram ao pronto-socorro antes do diagnóstico de câncer acabaram sendo internados no hospital. Os sintomas geralmente estavam ligados ao câncer subjacente: por exemplo, pessoas que posteriormente foram diagnosticadas com câncer de cólon frequentemente apresentavam sintomas de obstrução intestinal e dor abdominal. Pessoas com câncer gastroesofágico às vezes tinham visitas ao pronto-socorro relacionadas a sangramento gastrointestinal, dificuldade para engolir e dor abdominal. Pessoas diagnosticadas com câncer no cérebro tinham grandes chances de visitar o pronto-socorro antes do diagnóstico devido a sintomas como fraqueza, confusão ou convulsões.

Fonte: Canadian Medical Association Journal. DOI: 10.1503/cmaj.240952.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários