Notícias de saúde

Esclerose múltipla pode aumentar o risco de certos tipos de câncer

08 de julho de 2025 (Bibliomed). Há um pequeno, mas significativo, risco aumentado de certos tipos de câncer em pessoas que lutam contra esclerose múltipla, mostra uma nova pesquisa realizada na Universidade de Rennes, na França. Essas malignidades incluem câncer de bexiga, cérebro e colo do útero.

O estudo se concentrou em registros de uma década de um importante banco de dados nacional de saúde francês. Os pesquisadores compararam as taxas de diagnóstico de câncer em cerca de 141.000 pessoas com esclerose múltipla e quase 563.000 pessoas sem a doença neurológica progressiva. Todos estavam livres de câncer pelo menos três anos antes do estudo, e depois foram acompanhados por uma média de oito anos. Cerca de 40.000 participantes do estudo desenvolveram câncer durante esse período.

O estudo constatou que pessoas com esclerose múltipla tinham 6% mais chances de desenvolver qualquer tipo de câncer, em comparação com pessoas sem a doença. O risco aumentado foi maior para câncer de bexiga (71% mais chances), tumores cerebrais (68%) e câncer de colo do útero (24%). Isso foi compensado por um risco 20% menor de câncer de próstata, uma probabilidade 10% menor de câncer colorretal e um risco 9% menor de câncer de mama.

Embora o estudo tenha encontrado um risco maior de câncer no cérebro, isso pode ser devido, em parte, à detecção mais precoce em pessoas com esclerose múltipla, já que elas fazem exames cerebrais regularmente, que podem detectar cânceres mais cedo, antes que a pessoa apresente sintoma. Em relação aos outros tipos de tumores, infecções frequentes do trato urinário em pessoas com esclerose múltipla e o uso de medicamentos imunossupressores podem contribuir para um maior risco de câncer de bexiga e de colo do útero.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000209885.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários