Notícias de saúde
02 de julho de 2025 (Bibliomed). Danos ao tronco cerebral podem estar por trás dos efeitos físicos e psicológicos da Covid longa, sugere um novo estudo realizado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Tomografias cerebrais de 30 pacientes com Covid longa revelaram que eles tinham danos na região do tronco cerebral associados à falta de ar, fadiga e ansiedade.
No estudo, os pesquisadores usaram aparelhos de ressonância magnética mais potentes, chamados de scanners de 7 Tesla, para analisar o cérebro de pessoas afetadas pela Covid-19, e descobriram que a infecção causou danos inflamatórios em diversas regiões do tronco cerebral.
Essas anormalidades apareceram várias semanas após a internação hospitalar, geralmente em regiões do cérebro associadas ao controle da respiração, fadiga e ansiedade. Segundo os autores, observar anormalidades nas partes do cérebro associadas à respiração sugere fortemente que os sintomas duradouros são um efeito da inflamação no tronco cerebral após a infecção por Covid-19.
Os pesquisadores explicam que o tronco cerebral é a caixa de junção crítica entre nossa consciência e o que está acontecendo em nossos corpos, e entender como ele muda em resposta à Covid-19 pode ajudar a explicar e tratar os efeitos a longo prazo de forma mais eficaz.
Fonte: Brain. DOI: 10.1093/brain/awae332.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também