Notícias de saúde
16 de maio de 2025 (Bibliomed). Um novo estudo da Universidade de Portsmouth sugere que o consumo de cetonas pode melhorar a saúde do coração, especialmente em pessoas com diabetes tipo 2. A pesquisa analisou o efeito de bebidas com ésteres de cetona, um suplemento que induz a cetose – estado metabólico no qual o corpo queima gordura em vez de carboidratos.
A pesquisa envolveu 13 participantes com diabetes tipo 2. Eles ingeriram uma bebida com cetonas e, uma semana depois, um placebo. A função cardiovascular foi monitorada 30 minutos após a ingestão por meio de técnicas não invasivas, como eletrocardiograma e ultrassom para avaliar a circulação sanguínea.
Os resultados mostraram que, em todos os participantes, o coração trabalhou de forma mais eficiente após o consumo de cetonas, tanto em repouso quanto durante exercícios moderados. Embora os achados sejam promissores, os cientistas ressaltam que mais estudos são necessários para entender os efeitos a longo prazo do consumo de cetonas.
A descoberta surgiu a partir de estudos sobre um medicamento utilizado para reduzir os níveis de açúcar no sangue de pacientes com diabetes. Esse remédio, além de ajudar no controle da glicose, também parecia melhorar a saúde cardíaca, possivelmente por induzir a cetose.
Os pesquisadores explicam que, em pessoas saudáveis, o organismo utiliza a glicose como principal fonte de energia. Já em diabéticos, a resistência à insulina faz com que o corpo dependa mais de ácidos graxos, sobrecarregando o coração e aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
Essa pesquisa pode abrir caminho para novos tratamentos voltados à saúde do coração e do metabolismo em pacientes com diabetes.
Fonte: Journal of Applied Physiology. DOI: 10.1152/japplphysiol.00800.2024.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também