Notícias de saúde
22 de abril de 2025 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, relatam que o medicamento para perda de peso liraglutida ajudou crianças obesas a reduzir seu IMC e atingir um peso mais saudável. As descobertas, são as primeiras a demonstrar os efeitos da liraglutida em crianças de 6 a 11 anos.
Os pesquisadores analisaram os efeitos da liraglutida em crianças com idades entre 6 e 11 anos que que tinham o que é considerado um IMC alto. A criança média de 10 anos no estudo pesava cerca de 70 quilos.
Entre 82 crianças, 56 receberam uma injeção diária de liraglutida, enquanto o restante recebeu um placebo. Todas as crianças também receberam aconselhamento para incentivar uma dieta mais saudável e exercícios de intensidade moderada a alta por pelo menos uma hora por dia.
Em pouco mais de um ano, os IMCs das crianças que receberam liraglutida caíram 7,4 pontos percentuais a mais do que aquelas no grupo placebo. As crianças no grupo liraglutida tiveram uma queda de 5,8% no IMC, enquanto aquelas no grupo placebo tiveram um aumento de 1,6%.
Apesar de ter sido considerada segura para crianças nesta faixa etária, o uso da liraglutida resultou em alguns efeitos colaterais, como náusea, diarreia e vômitos.
Fonte: The New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2407379.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também