Notícias de saúde

Satisfação com a vida protege contra doenças cardíacas

26 de julho de 2011 (Bibliomed).  Algumas doenças emocionais, como a depressão e a ansiedade, são consideradas fatores de risco para doenças cardíacas. Agora, pesquisadores britânicos comprovaram que sentir-se satisfeito com a vida ajuda a proteger o coração contra diversos males.

Realizado com oito mil pessoas, com idade média de 49 anos, o estudo consistiu na aplicação de um questionário abrangendo questões sobre sete áreas específicas da vida dos voluntários. O objetivo era medir a satisfação desses em relação a atividades de lazer, padrão de vida, emprego, família, sexo, relacionamentos amorosos e satisfação referente a si (self).

Para cada área, os participantes tinham que atribuir índices de satisfação que variavam de 1 (muito insatisfeito) a 7 (muito satisfeito). Esses índices foram posteriormente combinados para gerar um único, o “índice de satisfação geral com a vida”.

Analisando registros médicos, os resultados mostraram que altos níveis de satisfação com a vida reduzem significativamente o risco de doenças cardíacas. Notou-se uma redução de 13% no risco para essas doenças também quando o paciente mostrou-se satisfeito com pelo menos quatro dos itens avaliados (trabalho, família, sexo e self), o que não aconteceu com os outros itens (relacionamentos amorosos, atividades de lazer e padrão de vida).

A redução pode ser observada tanto em homens quanto em mulheres. "Esta pesquisa indica que estar satisfeito com aspectos específicos da vida, em particular com trabalho, família, sexo e self, é um aspecto de saúde positivo associado com uma redução na incidência de doenças do coração, independentemente dos fatores de risco tradicionais," afirmam os pesquisadores.

Fonte: Prontuário de Notícias, 16 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários