Notícias de saúde
04 de abril de 2025 (Bibliomed).Um novo estudo conduzido pela Universidade de Lancaster, no Reino Unido, revelou uma possível ligação entre perda auditiva e o aumento do risco de desenvolver Parkinson. A pesquisa é uma das primeiras a investigar se deficiências sensoriais, como a perda auditiva, podem ser um sinal precoce ou fator de risco para a doença.
A análise utilizou dados de 159.395 participantes do UK Biobank, um banco de dados biomédico que reúne informações de meio milhão de pessoas. Os pesquisadores avaliaram testes auditivos realizados em ambientes ruidosos em pessoas que não tinham Parkinson no momento do exame. Após um período médio de 14 anos de acompanhamento, 810 participantes foram diagnosticados com a doença.
Os resultados indicaram um aumento de 57% no risco de Parkinson para cada aumento de 10 decibéis na perda auditiva inicial. Segundo a pesquisadora principal, Dr. Megan Readman, esses achados sugerem que a perda auditiva pode estar intimamente relacionada ao Parkinson e que considerar a saúde auditiva pode ser benéfico tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento da doença.
No entanto, os cientistas destacam que ainda não está claro se a perda auditiva causa Parkinson ou se ambas as condições compartilham uma causa comum. A pesquisa ressalta a importância de compreender essas conexões para melhorar o cuidado dos pacientes e buscar estratégias de prevenção.
Os especialistas também enfatizam que a perda auditiva não é uma condição isolada e está associada a diversos outros problemas de saúde. Este estudo é mais um passo para desvendar os fatores que contribuem para o Parkinson e ampliar as opções de tratamento e qualidade de vida.
Fonte: Parkinsonism & Related Disorders. DOI: 10.1016/j.parkreldis.2024.107219.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também