Notícias de saúde

Brasil: Ministro da Saúde Lança Campanha de Combate a AIDS para Caminhoneiros

São Paulo, 20 de Dezembro de 2000(eHLA). O ministro da Saúde, José Serra, lançou nesta terça-feira a primeira campanha de combate a Aids voltada para cerca de 1 milhão de caminhoneiros que cruzam diariamente as estradas brasileiras. O mote da campanha associa a segurança da carga transportada à segurança do sexo com camisinha.

A campanha começa ser veiculada em TV no próximo dia 20, e aborda a importância do uso do preservativo. Foram preparados outdoors, anúncios em revistas especializadas, folders, cartazes, camisetas, bonés e chaveiros.

A partir do dia 10 de janeiro, a campanha também será realizada nas rodovias, com 17 pontos estratégicos em todo o país. Além de DST e Aids, a campanha aborda também outras questões de saúde ligadas aos caminhoneiros, que receberão um folder com explicações sobre sono e direção, pressão alta e diabetes.

Pesquisa

Segundo o ministério, um estudo realizado no porto de Santos (SP), em 1998, revelou que os caminhoneiros estão vulneráveis à infecção com o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A pesquisa mostrou que 1,3 % dos caminhoneiros era portador do HIV (o dobro da incidência nacional de 0,56 por cento) e 8,3 % tinha sífilis. O levantamento prova ainda que 50% dos caminhoneiros não usam preservativo e têm pouca percepção de risco em relação à Aids e outras DSTs.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários