Notícias de saúde
18 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Cerca de 14% das mulheres desenvolverão diabetes durante a gravidez, uma condição conhecida como diabetes gestacional, e algumas pessoas acreditam que essa condição pode aumentar o risco de câncer de mama.
Um novo estudo, realizado no Hospital Universitário de Odense, na Dinamarca, indica que essa condição não aumenta o risco de câncer. Os pesquisadores monitoraram os resultados de mais de 708.000 mulheres dinamarquesas que deram à luz (com idade média de 28 anos) entre 1997 e 2018.
Nenhuma delas tinha histórico de diabetes ou câncer de mama antes da gravidez, e 24.140 (3,4%) das mulheres foram diagnosticadas com diabetes gestacional durante uma ou mais gestações. A saúde das mulheres foi monitorada por uma média de quase 12 anos, durante os quais 7.609 mulheres desenvolveram câncer de mama.
Mulheres que tiveram diabetes gestacional não tiveram maiores chances de desenvolver câncer de mama do que aquelas que não tiveram. Isso foi verdade para o câncer de mama em geral, câncer de mama na pré-menopausa e câncer de mama na pós-menopausa, e a descoberta se manteve verdadeira mesmo após vários fatores, como idade, tabagismo, peso antes da gravidez, número de filhos, etnia, renda, ocupação, educação e problemas de saúde pré-existentes, e como pressão alta terem sido levados em consideração.
Fonte: European Association of the Study of Diabetes Annual Meeting.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também