Notícias de saúde
09 de janeiro de 2025 (Bibliomed). Os especialistas já suspeitavam disso há muito tempo, mas um novo estudo confirma que as pessoas que fumam cigarros eletrônicos - os famosos vapes - e fumam cigarros tradicionais enfrentam riscos mais elevados de câncer de pulmão do que se fizessem apenas um dos dois.
A equipe acompanhou as taxas de uso de cigarros eletrônicos e tabagismo entre quase 5.000 pessoas da área de Columbus diagnosticadas com câncer de pulmão e comparou-as com um grupo de quase 27.300 pessoas sem câncer. Os resultados: as pessoas que fumaram e usaram vape tinham oito vezes mais probabilidade de estar no grupo com câncer de pulmão do que no grupo sem câncer. Além disso, as pessoas que fumavam e usavam vape tinham quatro vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão em comparação com as pessoas que apenas fumavam.
De acordo com os autores do estudo, pesquisas anteriores já ligaram a nicotina no vapor do cigarro eletrônico ao câncer de pulmão em ratos. “A quantidade de fumaça a que os ratos foram expostos foi semelhante à de uma pessoa que usou vaping por cerca de três a seis anos”, observaram. Além disso, “está claro na literatura científica que uma variedade de compostos tóxicos além da nicotina estão presentes no e-líquido em aerossol”.
Fonte: Journal of Oncology Research and Therapy. DOI: 10.29011/2574-710X.10229.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também