Notícias de saúde
08 de janeiro de 2025 (Bibliomed). O açúcar adicionado pode causar o envelhecimento prematuro das células, alerta um estudo realizado na Universidade da Califórnia em San Francisco (UCSF), nos Estados Unidos. Cada grama de açúcar adicionado está associado a um aumento na idade celular de uma pessoa, mesmo quando ela se alimenta de forma saudável.
Por outro lado, uma dieta rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e nutrientes anti-inflamatórios pode ajudar uma pessoa a ter uma idade biológica mais jovem a nível celular, mostram os resultados. No geral, quanto melhor uma pessoa come, mais jovens parecem as suas células.
Para o estudo, os pesquisadores analisaram registros alimentares de 342 mulheres do norte da Califórnia, com idade média de 39 anos. A equipe de pesquisa comparou então suas dietas com seu “relógio epigenético”, usando um teste de saliva que pode estimar a idade biológica de uma pessoa em comparação com sua idade civil.
Em média, as mulheres no estudo consumiram em média 61 gramas de açúcar adicionado diariamente, embora a variação fosse grande entre os indivíduos, variando de quase 3 gramas a 316 gramas de açúcares extras. A Food and Drug Administration dos EUA recomenda que os adultos não consumam mais do que 50 gramas de açúcar adicionado por dia. Uma barra de chocolate ao leite tem cerca de 25 gramas de açúcar adicionado e uma lata de cola, cerca de 39 gramas.
Examinando separadamente a ingestão de açúcar, os pesquisadores descobriram que o consumo de alimentos com adição de açúcar estava associado ao envelhecimento biológico acelerado, mesmo que a dieta fosse saudável.
Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.22749.
Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.
Veja também