Notícias de saúde

Controlar peso, pressão e açúcar no sangue aumenta expectativa de vida de diabéticos

05 de maio de 2022 (Bibliomed). Pessoas com diabetes tipo 2 que mantêm seus níveis de açúcar no sangue, pressão arterial e colesterol sob controle podem prolongar sua expectativa de vida em até 10 anos, mostrou estudo Universidade da Flórida em Gainesville, nos Estados Unidos.

A redução dos níveis de HbA1c, uma medida de açúcar no sangue, de 9,9% para 7,7% adiciona em média quase 3 anos e meio à expectativa de vida das pessoas com diabetes tipo 2. Enquanto isso, controlar o peso corporal aumentou a expectativa de vida das pessoas com a doença em até quatro anos. Da mesma forma, a redução da pressão arterial sistólica - o "número superior" - para 128 milímetros de mercúrio, ou mmHg, mais próximo do número recomendado de 120mmHg, de até 160 milímetros mmHg aumenta a expectativa de vida em até dois anos. Finalmente, a redução da lipoproteína de baixa densidade, ou LDL, colesterol, o chamado colesterol "ruim", em cerca de 30% aumenta a expectativa de vida em até um ano.

Se não for controlada, a diabetes tipo 2 e problemas relacionados, como colesterol elevado e pressão arterial, podem fazer com que a expectativa de vida caia em até seis anos. A doença, que resulta da incapacidade do corpo de metabolizar ou processar açúcares, está frequentemente associada a outros problemas de saúde, incluindo obesidade, pressão alta e colesterol elevado.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.7705.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários