Notícias de saúde

Estudo com gatos gordos podem ajudar a entender o diabetes em humanos

30 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado com gatos obesos pode ajudar a entender melhor a maneira como as bactérias intestinais influenciam condições como obesidade e diabetes tipo 2 em humanos.

Para o estudo, os pesquisadores da Ohio State University, nos Estados Unidos, alimentaram sete gatos obesos com uma dieta rigidamente projetada por 16 semanas. A dieta progrediu de alimentação livre de ração comercial para gatos para alimentação com uma dieta especial para perda de peso e, em seguida, para alimentação com restrição calórica do alimento para perda de peso.

Os pesquisadores descobriram que um ácido graxo de cadeia curta chamado ácido propiônico aumentou em amostras fecais de gatos que perderam peso na dieta com restrição calórica. Foi demonstrado em outros mamíferos que o ácido propiônico ajuda a regular o apetite, reduzir o acúmulo de gordura e proteger contra obesidade e diabetes. Este aumento no ácido propiônico foi associado a um aumento na bactéria intestinal Prevotella 9 copri.

Os resultados também indicam que as mudanças observadas nas bactérias intestinais de gatos de estimação podem fornecer informações significativas sobre como a dieta afeta o microbioma intestinal humano.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-024-62243-4.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários