Notícias de saúde

Alimentos ricos em flavonoides podem reduzir o risco de aterosclerose

18 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Estudo realizado na da Edith Cowan University, na Austráli, revelou que o consumo de alimentos ricos em flavonoides está associado à redução de sinais subclínicos de aterosclerose, uma condição que pode levar a doenças cardiovasculares graves. A pesquisa, parte do Multi-Ethnic Study of Atherosclerosis (MESA), avaliou 5.599 participantes de diferentes etnias e idades, acompanhando-os por aproximadamente 10 anos.

Os flavonoides são compostos bioativos encontrados em frutas, vegetais, chás e chocolates, que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Eles estão associados à prevenção de doenças crônicas, como o câncer e as doenças cardiovasculares. No estudo, os pesquisadores observaram que pessoas com o maior consumo de flavonoides, em comparação com aquelas que ingeriam menos, apresentaram 26% menos chance de ter índices de pressão arterial abaixo do normal no tornozelo, um marcador de problemas arteriais periféricos. Além disso, essas pessoas também tiveram 18% menos chance de apresentar placas nas artérias carótidas, responsáveis pelo fornecimento de sangue ao cérebro.

Entre os tipos de flavonoides estudados, os flavonóis e as antocianinas, presentes em alimentos como maçãs, uvas e frutas vermelhas, mostraram-se particularmente eficazes na proteção contra o acúmulo de placas nas artérias.

Os pesquisadores concluíram que aumentar a ingestão de alimentos ricos em flavonoides pode ser uma estratégia eficaz para proteger as artérias periféricas e carótidas, reduzindo o risco de aterosclerose e, potencialmente, prevenindo doenças cardiovasculares graves.

Esses achados ressaltam a importância de uma dieta rica em frutas e vegetais para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos.

Fonte: Arteriosclerosis, Thrombosis, and Vascular Biology. DOI: 10.1161/ATVBAHA.124.321106.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários