Notícias de saúde

Muitos norte-americanos citam razões de saúde para usar maconha

06 de dezembro de 2024 (Bibliomed). Um em cada seis pacientes atendidos por um importante sistema de saúde da Califórnia dizem usar maconha regularmente, com muitos citando razões de saúde para fazê-lo, indica estudo realizado na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos.

A flexibilização das leis em torno da maconha aumentou enormemente o acesso dos norte-americanos à droga. No total, 38 estados, três territórios dos EUA e o Distrito de Columbia permitem agora a cannabis para uso médico, e 24 destes estados também permitem o uso recreativo. Ao mesmo tempo, a potência de toda esta cannabis aumentou muito, e numerosos estudos relacionaram o uso excessivo de cannabis a condições como a psicose de início recente.

Preocupado, um importante conselho consultivo independente, conhecido como Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA, recomendou em 2022 que os médicos examinassem rotineiramente os pacientes quanto ao uso de cannabis.

No estudo, a equipe de pesquisadores analisou os registros médicos de quase 176 mil pacientes inscritos no sistema de saúde da UCLA. O sistema pede aos membros que preencham pesquisas durante os check-ins pré-agendamento, que incluem perguntas sobre o uso de cannabis.

Os pesquisadores descobriram que cerca de 30 mil (17%) dos pacientes disseram ter usado maconha pelo menos uma vez nos três meses anteriores. Entre este grupo, mais de um terço tinha o que os investigadores avaliaram como sendo um transtorno por consumo de cannabis de moderado a alto risco.

Entre os consumidores de cannabis, 40% consumiram uma ou duas vezes nos três meses anteriores, 17% consumiram mensalmente, 25% consumiram semanalmente e 19% consumiram diariamente ou quase diariamente. A maconha era comumente inalada (65% dos usuários) ou consumida como alimento (64,7%).

Quando questionados por que usaram o medicamento, uma grande maioria (76%) disse que o usava para ajudar a gerir problemas de saúde. Estes incluíram sintomas de saúde mental ou estresse (56%), para ajudar no sono (56%) e para aliviar a dor (37%). A maioria das pessoas que disseram usar maconha para fins recreativos dizem que também a usaram algumas vezes para controlar um sintoma de saúde.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.14809.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários