Notícias de saúde
05 de dezembro de 2024 (Bibliomed). A temperatura de diferentes partes do rosto está associada a várias doenças crônicas, e isso poderá tornar a triagem para doenças crônicas como diabetes ou doença hepática gordurosa tão simples quanto verificar a temperatura do nariz, olhos ou bochechas.
Pesquisadores da Universidade de Pequim, na China, usaram uma câmera térmica controlada por inteligência artificial para analisar as temperaturas faciais de mais de 2.800 chineses com idades entre 21 e 88 anos para ver se essas leituras poderiam ser usadas para avaliar sua saúde.
Os pesquisadores alimentaram os dados das pessoas em um programa de inteligência artificial, que identificou as principais regiões faciais onde as temperaturas estavam significativamente relacionadas à idade e à saúde.
Distúrbios metabólicos como diabetes e doença hepática gordurosa causam temperaturas mais altas na área dos olhos em relação a pessoas saudáveis. Da mesma forma, a pressão alta causa temperaturas elevadas nas bochechas.
Os pesquisadores suspeitam que esse aumento na temperatura ao redor dos olhos e bochechas seja causado por inflamação associada a doenças crônicas. Essa inflamação faz com que a temperatura das pessoas aumente em áreas faciais específicas, criando um "relógio térmico" que pode ser usado para detectar doenças.
Os autores também realizaram um experimento para ver se um hábito saudável poderia influenciar o relógio térmico de uma pessoa. Eles fizeram 23 participantes pularem corda pelo menos 800 vezes por dia durante duas semanas. Os resultados mostraram que essas pessoas reduziram sua idade térmica em cinco anos por meio dessa curta explosão de exercícios.
Os pesquisadores planejam ver se a imagem facial térmica pode ser usada para diagnosticar outras doenças, como distúrbios do sono ou problemas cardíacos.
Fonte: Cell Metabolism. DOI: 10.1016/j.cmet.2024.05.012.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também