Notícias de saúde
29 de novembro de 2024 (Bibliomed). Este estudo sugere que pessoas com transtorno relacionado ao uso de cannabis apresentam maior risco de desenvolver câncer de cabeça e pescoço (CCP). A pesquisa, que analisou dados de mais de 116 mil indivíduos com histórico de uso de cannabis, comparou esse grupo com quase 4 milhões de pessoas que não tinham o transtorno, encontrando uma relação significativa entre o uso de cannabis e a ocorrência de diversos tipos de câncer nessa região.
Os resultados mostraram que aqueles com transtorno relacionado ao uso de cannabis tinham um risco 3,49 vezes maior de desenvolver algum tipo de CCP em comparação com aqueles que não faziam uso da substância. Além disso, o estudo destacou um aumento específico nos riscos de câncer oral, orofaríngeo e laríngeo. O risco de câncer de laringe, por exemplo, foi 8,39 vezes maior entre os usuários de cannabis.
Embora o estudo não tenha identificado os mecanismos exatos por trás dessa associação, os pesquisadores acreditam que mais investigações são necessárias para entender como o uso de cannabis pode influenciar o desenvolvimento desses tipos de câncer. A pesquisa também sugere que a dosagem e a frequência do uso devem ser consideradas em estudos futuros para reforçar a evidência de que o consumo de cannabis pode ser um fator de risco para câncer de cabeça e pescoço.
Fonte: JAMA Otolaryngology - Head & Neck Surgery. DOI: 10.1001/jamaoto.2024.2419.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também