Notícias de saúde

Cortisol parece desempenhar um papel no diabetes difícil de tratar

08 de novembro de 2024 (Bibliomed). O hormônio do estresse cortisol parece desempenhar um papel no diabetes tipo 2 difícil de tratar, segundo um novo estudo. Cerca de 1 em cada 4 pessoas (24%) com diabetes tipo 2 difícil de tratar apresentam níveis elevados de cortisol.

O cortisol é produzido pelas glândulas suprarrenais. O hormônio afeta quase todos os órgãos e tecidos do corpo e desempenha muitos papéis importantes nas funções diárias. Entre essas funções, o cortisol ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, o metabolismo, a pressão arterial e a inflamação.

O hipercortisolismo – níveis de cortisol acima do normal – pode causar ganho de peso, pressão alta, fraqueza muscular e alterações de humor, disseram os pesquisadores. Todos esses problemas podem complicar ainda mais o controle do diabetes.

Para este estudo, realizado na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os pesquisadores examinaram mais de 1.000 diabéticos cujos níveis de hemoglobina A1C permaneceram elevados, apesar de estarem a receber múltiplas terapias para a diabetes. Eles descobriram que 24% dos pacientes apresentavam hipercortisolismo.

Níveis elevados de cortisol foram ainda mais comuns em diabéticos que tomavam três ou mais medicamentos para hipertensão, com cerca de um em cada três sofrendo de hipercortisolismo. A tomografia computadorizada revelou anormalidades adrenais em cerca de um terço desses pacientes, com um quarto apresentando tumor adrenal, disseram os pesquisadores. Isto sugere que a cirurgia para resolver problemas das glândulas suprarrenais poderia potencialmente melhorar o controle do diabetes, disseram os pesquisadores.

O estudo passou agora para uma segunda fase, com os pesquisadores avaliando se a redução dos níveis de cortisol poderia tornar a diabetes mais controlável. Os pesquisadores apresentaram suas descobertas na reunião anual da Associação Americana de Diabetes em Orlando, Flórida. Os resultados apresentados nas reuniões médicas devem ser considerados preliminares até serem publicados em um periódico revisado por pares.

Fonte: 2024 American Diabetes Association's Annual Meeting.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários