Notícias de saúde

Treinamento de força pesado ajuda idosos a manter sua mobilidade

28 de outubro de 2024 (Bibliomed). Um ano de treinamento de força intenso preserva a força vital das pernas até pelo menos quatro anos depois, mostrou um novo estudo realizado na Umea University, na Suécia.

Para o estudo, os pesquisadores designaram 369 pessoas, com uma média de 66 anos, para um de três grupos diferentes. Um terço levantou pesos pesados três vezes por semana durante um ano, enquanto outro terço realizou treinamento de intensidade moderada com peso corporal ou faixas de resistência três vezes por semana. O terço restante foi encorajado a manter o seu nível habitual de atividade física.

Os ossos, a força muscular e a gordura corporal foram medidas no início do ensaio clínico e novamente após um, dois e quatro anos. A força das pernas foi preservada no mesmo nível no grupo de pesos pesados após quatro anos, mas não nos outros dois grupos. Enquanto isso, os níveis de gordura permaneceram os mesmos nos grupos de exercício, mas não no grupo de controle, mostram os resultados.

Todos os três grupos experimentaram reduções semelhantes na força de preensão manual, na massa magra das pernas e na potência extensora das pernas – a capacidade de pedalar o mais forte e rápido possível.

Os médicos poderiam usar estes resultados para encorajar os idosos a praticarem treinos de resistência pesados, uma vez que lhes será mais fácil manter a mobilidade e a independência à medida que envelhecem.

Fonte: BMJ Open Sport & Exercise Medicine. DOI: 10.1136/bmjsem-2024-001899.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários