Notícias de saúde

Mulheres obesas ao longo da vida têm maior risco de AVC

03 de outubro de 2024 (Bibliomed). As mulheres que apresentam excesso de peso na adolescência e ao longo da vida podem enfrentar um risco maior de acidente vascular cerebral causado por coágulos aos 55 anos, indica estudo realizado na University of Oulu, na Finlândia.

Para analisar a associação entre o peso em diferentes idades e o risco de AVC antes dos 55 anos, os pesquisadores analisaram dados de um estudo realizado na Finlândia que acompanhou mais de 10.000 pessoas desde o nascimento até aos 50 anos.

Em 1966, mais de 12.000 mulheres grávidas foram inscritas em duas províncias do norte da Finlândia. Desde então, os investigadores acompanharam mais de 10.000 descendentes, agora na faixa dos 50 anos, com as suas informações de saúde utilizadas em vários estudos de investigação.

Para esta análise, os pesquisadores utilizaram o índice de massa corporal (IMC) para explorar se aqueles que estavam com sobrepeso ou obesos aos 14 ou 31 anos tinham um risco precoce de acidente vascular cerebral diferente em comparação com aqueles que não estavam com sobrepeso ou obesos.

Cerca de 1 em cada 20 participantes teve um acidente vascular cerebral causado por coágulos, também chamado de ataque isquêmico transitório, ou mini-AVC, durante o período médio de acompanhamento de quase 39 anos após a avaliação aos 14 anos e quase 23 anos após a avaliação aos 31 anos. A análise do presente estudo terminou em 2020.

Mulheres com obesidade aos 14 anos tinham 87% mais probabilidade de ter um AVC precoce ou mini-AVC causado por coágulos, enquanto aquelas com obesidade aos 31 anos tinham 167% mais probabilidade de ter um AVC em comparação com aquelas com peso adequado.

Mulheres obesas aos 31 anos tinham risco quase 3,5 vezes maior de acidente vascular cerebral hemorrágico, enquanto homens obesos da mesma idade tinham risco 5,5 vezes maior de acidente vascular cerebral hemorrágico.

Os pesquisadores observaram que o peso não é o único fator de saúde que afeta o risco de acidente vascular cerebral. Muitos outros podem diminuir o risco mesmo entre pessoas com excesso de peso em idades mais jovens, tais como uma alimentação melhor, não fumar, ter um sono saudável, controlar a pressão arterial, os níveis de colesterol e de glicose no sangue, evitar o excesso de álcool e ser fisicamente ativo.

Não se sabe por que a associação de risco aumentado de acidente vascular cerebral causado por coágulos não se aplica aos homens. Os pesquisadores estão estudando as causas potenciais e outros fatores de risco com mais profundidade.

Fonte: Stroke. DOI: 10.1161/STROKEAHA.123.045444.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários