Notícias de saúde

Proteína Pode Ajudar a Prever Sobrevivência ao Câncer

LONDRES (Reuters) - Uma proteína encontrada em grandes quantidades em pessoas que sofrem de câncer de mama e de cólon pode ajudar os médicos a prever as chances de sobrevivência dos pacientes, afirmaram pesquisadores austríacos na sexta-feira.

Cientistas da Universidade Hospital Innsbruck mostraram que doentes de câncer de mama com altas doses de uma proteína chamada Ep-CAM possuem mais chances de morrer em consequência desse mal.

"Se esses dados se mostrarem corretos em uma amostra maior de pacientes e em estudos de probabilidade, o excesso de Ep-CAM pode tornar-se um índice relevante para a determinação do risco representado pela doença", afirmou o médico Gunther Gastl e colegas no estudo publicado na revista The Lancet.

Todas as células do corpo humano possuem a Ep-CAM, responsável pela transmissão de mensagens entre elas e por uni-las. Em células cancerosas, porém, a quantidade da proteína é bem maior.

Os pesquisadores suspeitam que a Ep-CAM desempenhe um papel importante na metástase, a disseminação do câncer pelo corpo.

Gastl e sua equipe examinaram o tecido da mama de 205 mulheres que foram submetidas a cirurgia para tratar a doença entre 1980 e 1991. Os pesquisadores mediram o nível da proteína nessas amostras.

Depois de monitorar o progresso das mulheres por uma média de 10,8 anos, os cientistas descobriram que 35,6 por cento das pacientes que apresentaram concentrações maiores da Ep-CAM tiveram as menores taxas de sobrevivência.

Segundo os pesquisadores, além de identificar os doentes menos resistentes, sua descoberta também permitiria o desenvolvimento de novos tratamentos.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários