Notícias de saúde

Correr pode aumentar a expectativa de vida

11 de setembro de 2024 (Bibliomed). Um estudo recente revelou que correr uma milha (cerca de um quilometro e meio) em menos de quatro minutos está associado a um aumento na longevidade. A pesquisa analisou os primeiros 200 homens que conseguiram esse feito e descobriu que, em média, esses corredores vivem cerca de cinco anos a mais do que a expectativa de vida prevista para suas regiões de origem.

Os pesquisadores utilizaram o Sub-4 Alphabetic Register para identificar os atletas que completaram a milha em menos de quatro minutos. Eles compararam a data de nascimento, a idade atual (se vivos) ou a idade ao falecer (se mortos) desses corredores com as Tabelas de Vida das Nações Unidas, específicas para cada país de origem. O objetivo era determinar se havia uma diferença na longevidade entre esses corredores e a população geral.

Dos 200 corredores analisados, 60 já faleceram (30%) e 140 ainda estão vivos. Os resultados mostraram que esses atletas viveram, em média, 4,7 anos a mais do que a expectativa de vida prevista. Além disso, quando divididos por década de realização do feito, os corredores dos anos 1950 viveram em média 9,2 anos a mais, os dos anos 1960 viveram 5,5 anos a mais, e os dos anos 1970 viveram 2,9 anos a mais.

Este estudo desafia a ideia de que exercícios de resistência extrema possam ser prejudiciais à longevidade. Na verdade, correr uma milha em menos de quatro minutos pode estar ligado a uma vida mais longa, mostrando os benefícios do exercício físico intenso.

Fonte: British Journal of Sports Medicine. DOI:10.1136/bjsports-2024-108386.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários