Notícias de saúde
11 de setembro de 2024 (Bibliomed). Medicamentos à base de semaglutida podem reduzir significativamente o risco de eventos renais graves, problemas cardíacos e morte por qualquer causa em pacientes que apresentam ambas as condições, indica estudo realizado na University of New South Wales, na Austrália. A doença renal crônica afeta mais de 800 milhões de pessoas em todo o mundo e é particularmente comum entre pessoas com diabetes tipo 2.
Os medicamentos à base de semaglutida foram originalmente desenvolvidos como tratamento para diabetes, pois ajuda a controlar a liberação de insulina e mantém os níveis de açúcar no sangue mais baixos. Seus benefícios potenciais para perda de peso foram posteriormente testados e aprovados. No entanto, o seu potencial para ajudar pessoas com doenças renais não foi totalmente examinado.
Para o estudo, os pesquisadores recrutaram mais de 3.500 pacientes que tinham doença renal e diabetes tipo 2. Eles foram escolhidos aleatoriamente para receber semaglutida semanalmente ou placebo. Os resultados mostraram que os pacientes que tomaram Ozempic tiveram um risco 24% menor de problemas renais, doenças cardíacas e morte relacionada aos rins ou ao coração. O risco de o paciente ter ataque cardíaco e outros problemas cardíacos graves diminuiu 18%, e o risco de morte por qualquer causa diminuiu 20%.
Fonte: New England Journal of Medicine. DOI: 10.1056/NEJMoa2403347.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também