Notícias de saúde
16 de julho de 2024 (Bibliomed). A obesidade é uma das principais razões pelas quais alguns pacientes renais são recusados para um transplante. Por isso, emagrecer é fundamental para essas pessoas, e a cirurgia bariátrica pode ser uma ferramenta para ajudá-las a alcançar esse objetivo.
Pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, acompanharam 183 pacientes com doença renal em estágio terminal entre janeiro de 2019 e junho de 2023. Trinta e seis foram submetidos a cirurgia para perda de peso e 10 receberam transplantes renais.
Em média, os pacientes que realizaram ambos os procedimentos tiveram uma redução de 27% no índice de massa corporal (uma estimativa da gordura corporal baseada na altura e no peso) quando receberam o transplante. Eles também tiveram melhor controle da pressão alta e do diabetes. Com esses ganhos, as perspectivas de transplante foram significativamente melhores.
Os autores explicam que a cirurgia bariátrica não envolve apenas perda de peso, mas melhora significativamente outras condições graves, como diabetes, pressão alta e apneia do sono.
Fonte: Journal of the American College of Surgeons. DOI: 10.1097/XCS.0000000000000962.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também