Notícias de saúde

Alemanha Inicia Testes para Detectar Doença da Vaca Louca

BERLIM (Reuters) - A Alemanha deu início a testes para detecção da doença da vaca louca no gado de todo o país na quarta-feira. Os exames serão feitos em vacas com mais de 30 meses, numa tentativa de conter o temor dos consumidores europeus.

A maior parte das autoridades regionais -- que estão realizando os testes contra a encefalopatia espongiforme bovina (BSE) -- disse que os procedimentos estão caminhando com tranquilidade. Entretanto, algumas regiões estão com falta de instalações para os testes, o que poderá ocorrer em maior proporção se forem realizados em toda a União Européia.

A decisão de realizar os testes foi tomada pelo governo alemão na semana passada, na mesma ocasião em que foi definida a proibição geral da ração de origem animal, que vigora desde o final de semana, antecipando o pacote de medidas que entram em vigor em toda a UE a partir do ano que vem.

Até o mês passado, a Alemanha se orgulhava de estar livre da BSE. A doença degenerativa do cérebro é ligada a seu equivalente humano, a nova variante do mal de Creutzfeldt-Jakob (vCJD), que já matou mais de 80 pessoas na Grã-Bretanha e duas na França.

A descoberta dos dois primeiros casos de BSE na Alemanha em novembro causou uma queda acentuada do consumo de carne e acusações de que Berlim havia ignorado os riscos de saúde.

Os ministros da Agricultura da UE decidiram começar a testar o gado bovino com mais de 30 meses de idade a partir de julho do ano que vem. Antes disso, de acordo com o plano, a UE vai comprar e sacrificar todo o gado com mais de 30 meses, que seria destinado a alimentar o gado e não terá sido submetido a testes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários