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25 de junho de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado pela Universidade de Surrey e pela Birkbeck, Universidade de Londres, revelou que habilidades motoras finas em crianças pequenas estão relacionadas a melhores notas no GCSE e a menos problemas comportamentais na infância e adolescência.
Publicado na revista Biological Psychiatry, o estudo sugere que habilidades motoras finas na pré-escola, incluindo desenho, dobradura de papel e construção com blocos, podem desempenhar um papel importante na trajetória entre a infância e os resultados educacionais e comportamentais mais tarde, tanto na escola primária quanto na secundária.
O estudo envolveu mais de 9.000 crianças em idade pré-escolar que foram solicitadas a desenhar, dobrar papel e empilhar blocos. Essas habilidades exigem manipulação cuidadosa de objetos com as mãos e são conhecidas como 'habilidades motoras finas'. As crianças foram avaliadas aos dois, três e quatro anos para ter uma ideia de suas habilidades motoras finas gerais durante o período pré-escolar.
As crianças foram acompanhadas durante a infância e adolescência como parte de um estudo longitudinal, o Twins Early Development Study. Os resultados do GCSE das crianças aos 16 anos foram registrados, assim como seu comportamento ao longo da infância e adolescência, incluindo traços relacionados ao TDAH.
O estudo mostrou que habilidades motoras finas estavam associadas a notas mais altas no GCSE aos 16 anos. Habilidades motoras finas mais baixas durante os anos pré-escolares estavam relacionadas a mais problemas comportamentais e mais sintomas de TDAH durante os anos escolares primários e secundários. Essas associações permaneceram mesmo quando fatores socioeconômicos, como qualificações e emprego dos pais, foram levados em consideração.
Segundos os autores da pesquisa, as atividades que envolvem o desenvolvimento de habilidades motoras finas, como construção com blocos e desenho, muitas vezes são percebidas simplesmente como 'brincadeira' pelos pais, cuidadores e provedores de educação. No entanto, este estudo sugere que o desenvolvimento de habilidades motoras finas faz parte do caminho que leva a resultados educacionais e comportamentais posteriormente.
Os autores ressaltam que são necessárias mais pesquisas para determinar o papel exato que as habilidades motoras finas desempenham na influência dos resultados futuros das crianças.
Fonte: Biological Psychiatry. DOI: 10.1016/j.biopsych.2023.11.017.
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