Notícias de saúde

Exposição ao gás radônio e aumento do risco de AVC

19 de junho de 2024 (Bibliomed). O radônio é um gás radioativo natural produzido quando metais como urânio ou rádio se decompõem em rochas e solo, podendo infiltrar-se em residências por meio de rachaduras em paredes e pisos, juntas de construção e espaços ao redor de tubulações. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Radônio é um gás extremamente prejudicial à saúde.

Um novo estudo encontrou uma ligação entre a exposição ao radônio e um aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC). Além de ser a segunda principal causa de câncer de pulmão, a exposição ao radônio também está relacionada a riscos aumentados de AVC, de acordo com a pesquisa, que analisou a exposição em participantes do sexo feminino, de meia-idade a idosas.

Publicado no periódico Neurology, o estudo revelou um maior risco de AVC em indivíduos expostas a concentrações elevadas e moderadas do gás, em comparação com aqueles expostos às concentrações mais baixas. No entanto, vale ressaltar que o estudo não prova que a exposição ao radônio cause AVC; ele apenas demonstra uma associação.

O estudo, que acompanhou 158.910 mulheres com idade média de 63 anos, não só encontrou um aumento do risco de AVC em áreas com concentrações acima das recomendações da Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos, mas também em concentrações levemente abaixo dessas recomendações.

Embora seja importante destacar que mais estudos são necessários para confirmar essas descobertas, o estudo ressalta a necessidade de monitoramento e mitigação do radônio em ambientes fechados para potencialmente reduzir o risco de AVC e melhorar a saúde pública.

Fonte: Neurology. DOI: 10.1212/WNL.0000000000209143.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários