Notícias de saúde

Música pode melhorar saúde de idosos

21 de maio de 2024 (Bibliomed). A música pode ser um bom remédio para os idosos, melhorando a sua saúde física e mental, sugere estudo realizado na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Praticamente todas as 2.657 pessoas entrevistadas com idades entre 50 e 80 anos (98%) disseram que se beneficiam de pelo menos uma forma relacionada à saúde ao se envolverem com música. As entrevistas foram realizadas on-line em julho e agosto de 2023.

Três quartos disseram que a música os ajuda a aliviar o estresse ou relaxar, 65% disseram que ajuda a saúde mental e o humor e cerca de 60% disseram que ficam energizados ou motivados pela música. No geral, nove em cada 10 participantes da pesquisa (89%) disseram que a música é muito ou algo importante para eles.

A maioria dos idosos entrevistados disse ouvir música, com 85% ouvindo algumas vezes por semana e 80% assistindo a apresentações musicais algumas vezes no último ano. Dois em cada cinco (41%) assistiram a um concerto ao vivo.

O número de idosos que praticavam música, cantando em coral ou grupo organizado no ano anterior, ou tocando um instrumento ocasionalmente, ficou na casa de 8%.

A falta de música na vida de uma pessoa parece ter uma diferença real. As pessoas que relataram a sua saúde física como regular ou fraca, ou aquelas que se sentem isoladas, disseram que eram menos propensas a ouvir música todos os dias.

Cerca de 19% dos participantes da pesquisa disseram que a música é ainda mais importante para eles agora do que era na juventude, enquanto 46% disseram que é tão importante agora como era naquela época.

Fonte: University of Michigan National Poll on Healthy Aging. DOI: 10.7302/22174.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários