Notícias de saúde

Cannabis medicinal pode aumentar risco de arritmia cardíaca

14 de maio de 2024 (Bibliomed). Uma pesquisa publicada no European Heart Journal indica que pessoas que usam cannabis medicinal para dor crônica apresentam um risco ligeiramente aumentado de arritmia cardíaca. O estudo do Copenhagen University Hospital envolveu 5.391 pacientes dinamarqueses prescritos com cannabis para dor crônica, comparando-os com 26.941 pacientes também com dor crônica, mas sem tratamento à base de cannabis.

Os resultados indicam que pacientes recebendo cannabis medicinal tinham um risco de 0,8% de serem diagnosticados com arritmia que exigisse monitoramento e possível tratamento nos primeiros 180 dias de uso. O desfecho de arritmia de início recente foi definido como uma hospitalização ou consulta ambulatorial codificada com um diagnóstico primário ou secundário de fibrilação/flutter atrial, distúrbios de condução, taquicardias paroxísticas ou arritmias ventriculares. Esse risco foi mais que o dobro do observado em pacientes com dor crônica que não usavam cannabis. O aumento no risco foi mais significativo em pacientes com 60 anos ou mais, assim como naqueles já diagnosticados com câncer ou doenças cardiometabólicas.

O estudo não encontrou ligação entre o uso de cannabis medicinal e o risco de síndrome coronariana aguda, que inclui infarto do miocárdio, angina instável, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca.

Os pesquisadores enfatizam a importância da pesquisa, especialmente em um cenário em que mais países permitem o uso de cannabis medicinal para dor crônica. Segundo eles, os resultados não devem dissuadir os pacientes de experimentar a cannabis medicinal, mas sugere monitoramento inicial aprimorado, especialmente em pacientes com maior risco cardiovascular.

Apesar da relevância do estudo, os pesquisadores alertam que se trata de uma análise observacional, ressaltando a necessidade de mais pesquisas e replicação dos resultados em diferentes contextos antes de conclusões definitivas.

Fonte: European Heart Journal. DOI: 10.1093/eurheartj/ehad834.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários