Notícias de saúde

Cachorros gostam de assistir vídeos com outros animais

26 de abril de 2024 (Bibliomed). Você já se perguntou o que seu cachorro gosta de assistir na TV? Pesquisadores Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, acreditam terem chegado a uma conclusão: os cachorros gostam de assistir vídeos de outros cachorros!

O estudo faz parte de um esforço global para desenvolver melhores formas de verificar a visão canina, algo que os investigadores dizem estar em falta na medicina veterinária.

Os pesquisadores criaram um questionário baseado na web para donos de cães em todo o mundo relatarem os hábitos de TV de seus animais. A pesquisa incluiu perguntas sobre os tipos de telas em uma casa, como os cães interagem com as telas e os tipos de conteúdo que mais os envolvem. Os proprietários também descreveram como seus cães se comportavam enquanto assistiam aos vídeos.

Ao contrário dos humanos, os dados mostram que os cães são normalmente ativos quando assistem televisão – correndo, saltando, vocalizando e acompanhando a ação no ecrã, em vez de se deitarem ou se sentarem enquanto assistem.

Os donos de cães também tiveram a opção de mostrar aos seus cães quatro pequenos vídeos apresentando assuntos de possível interesse: uma pantera, um cachorro, um pássaro e o trânsito.

Com base em mais de 1.200 respostas, os pesquisadores concluíram que o conteúdo de vídeo com animais foi o mais popular entre os cães, sendo que vídeos que mostram outros cães foram os que mais chamaram a atenção dos animais, assim como vídeos em que havia movimento. Vídeos com humanos não eram tão interessantes. Além disso, idade e visão estavam relacionadas a quanto um cachorro interagia com uma tela. Cães esportivos e de pastoreio eram mais propensos do que outras raças a se envolverem com qualquer tipo de TV.

Segundo os pesquisadores, esses resultados serão usados para desenvolver métodos baseados em vídeo que possam rastrear mudanças na atenção visual à medida que os cães envelhecem.

Fonte: Applied Animal Behavior Science. DOI: 10.1016/j.applanim.2023.106151.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários