Notícias de saúde
08 de abril de 2024 (Bibliomed). Uma vacina universal contra o coronavírus poderia ter salvado milhões de vidas e milhares de milhões de dólares se estivesse disponível antes da pandemia, indica estudo realizado na Baylor University, nos Estados Unidos.
Além disso, uma vacina universal – que atinja partes do vírus comuns a todos os coronavírus – ainda poderá ser uma mudança de jogo no futuro. Contudo, isso só será possível se uma for desenvolvida antes que outra variante sofra mutação e se espalhe pela população humana.
Para descobrir o valor potencial de ter uma vacina universal no início da pandemia, os pesquisadores desenvolveram um modelo informático que simulava toda a população dos EUA durante a introdução e propagação da Covid em 2020.
Especificamente, a simulação avaliou o que poderia ter acontecido se uma vacina universal contra o coronavírus estivesse disponível no início.
Como mostra a história, os cientistas desenvolveram uma vacina contra a estirpe específica da Covid em tempo recorde, mas isso ainda deixou 10 meses de infeção, doença e morte não controladas.
Utilizando a simulação, os pesquisadores determinaram que uma vacina universal teria poupado dinheiro, mesmo que tivesse sido apenas 10% eficaz contra a Covid e que uma minoria da população tivesse recebido a vacina.
Por exemplo, uma vacina com 10% de eficácia administrada a um quarto da população dos EUA no prazo de dois meses após o início da pandemia teria evitado 14,6 milhões de infecções e poupado mais de 27 mil milhões de dólares em custos médicos diretos, estimam os investigadores.
Os benefícios de uma vacina universal contra o coronavírus teriam sido mantidos mesmo que as empresas farmacêuticas tivessem posteriormente elaborado uma vacina melhor e mais específica para variantes.
Segundo os autores, esse estudo mostra a importância de dar ao maior número possível de pessoas em uma população pelo menos algum grau de proteção imunológica o mais rápido possível. Pare eles, ter uma vacina universal desenvolvida, armazenada e pronta para uso no caso de uma pandemia poderia ser uma virada de jogo, mesmo que uma vacina mais específica pudesse ser desenvolvida três a quatro meses depois.
Fonte: eClinicalMedicine. DOI: 10.1016/j.eclinm.2023.102369.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também