Notícias de saúde

Brasil: Disque-Menopausa Tira Dúvidas Sobre o Fim da Menstruação

São Paulo, 4 de Dezembro de 2000(eHLA). Aumenta a cada ano a quantidade de mulheres que viverão a metade de sua fase adulta depois da menopausa. O dado foi divulgado pelo conceituado British Medical Journal. Para as brasileiras que tem dúvidas sobre o tema, estará em funcionamento a partir do dia 5 de dezembro o Disque Menopausa. Quem discar o Lig Viva 0800-7045900 poderá sanar dúvidas de mulheres, entre 50 e 60 anos, que estejam com alguns sintomas relacionados ao fim da menstruação, como ondas de calor, dores de cabeça, insônia, pele seca, depressão ou diminuição do desejo sexual. A ligação é gratuita.

Menopausa e Climatério

Segundo o ginecologista Afonso Celso Pinto Nazário, da Universidade Federal de São Paulo, o climatério, é o momento da vida de transição entre o período reprodutivo e o não-reprodutivo e tem como marco principal a última menstruação natural, chamada de menopausa. “A data aproximada do início da menopausa já é marcada desde o nascimento, porque toda menina vem ao mundo com seu estoque de óvulos completo. A partir da adolescência, uns poucos vão amadurecendo, a cada mês, até que esta quantidade se esgota”, explica Nazário. E, sem os óvulos, termina a fase reprodutiva do organismo. De acordo com o médico, o climatério corresponde a uma diminuição funcional dos ovários, que vai se manifestar pela diminuição de secreção dos hormônios estrogênio e progesterona, secretados normalmente no ciclo menstrual ovulatório.

Sintomas

Na prática, as mulheres dizem que estão na menopausa quando passam a sentir calores e outros sinais da queda gradual do hormônio estrógeno, um fenômeno que pode se iniciar uma ou duas décadas antes da menopausa chegar. E que pode se estender por alguns anos depois dela. As ondas de calor, chamadas de fogachos, que acontecem com mais freqüência à noite, são sintomas dos mais conhecidos e incômodos. A mulher sente um rubor facial e calor no pescoço, peito e costas. Segundo Nazário, alterações de humor, nervosismo e cansaço também são episódios comuns na menopausa. Outros sintomas são secura e irritação vaginal, relaxamento do suporte anatômico da estrutura pélvica (que pode causar incontinência urinária) e perda de colágeno, que reduz a elasticidade da pele, facilitando a vida das indesejadas rugas.

Copyright © 2000 eHealth Latin America

Faça o seu comentário
Comentários