Notícias de saúde

Covid-19 pode paralisar cordas vocais

22 de março de 2024 (Bibliomed). O caso de uma adolescente que teve paralisia das cordas vocais após infecção por Covid-19 chamou a atenção de pesquisadores para essa possível rara complicação pelo vírus SARS-Cov-2. Para os especialistas, isso pode ter ocorrido por causa do efeito do vírus no sistema nervoso.

Embora tenha havido vários relatos de paralisia das cordas vocais em adultos, este é o primeiro relato da complicação em um adolescente, disseram os pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos.

A adolescente de 15 anos era saudável e chegou ao pronto-socorro do Massachusetts General Hospital com dificuldade para respirar, nove dias depois de ter sido diagnosticada com Covid-19. Os médicos colocaram um tubo flexível em sua garganta e descobriram que ambas as cordas vocais de sua caixa vocal estavam paralisadas. Eles concluíram que a paralisia provavelmente foi um efeito posterior de sua infecção, já que uma extensa investigação não revelou nenhuma outra causa.

Sabe-se que o Covid-19 afeta o sistema nervoso de outras maneiras, causando dores de cabeça, tontura, confusão mental e alterações no paladar e no olfato.

Os médicos primeiro tentaram terapia da fala para aliviar os sintomas respiratórios da menina. Quando isso não funcionou, eles recorreram a uma traqueostomia, que é uma cirurgia para criar uma abertura na traqueia que aliviou seus problemas respiratórios.

A menina dependeu da traqueostomia por mais de 13 meses para ajudá-la a respirar – uma indicação de que esse tipo de sintoma nervoso da Covid-19 pode não ser temporário. Os médicos retiraram a traqueostomia 15 meses após sua inserção.

Para os autores, esse caso indica a necessidade de considerar alterações nas cordas vocais em qualquer criança ou adolescente que apresente queixas na respiração, fala ou deglutição depois de um diagnóstico recente de Covid-19.

Fonte: Pediatrics. DOI: 10.1542/peds.2023-061897.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários