Notícias de saúde

Comida presa na garganta? Beber refrigerante não ajuda

20 de março de 2024 (Bibliomed). Quando a comida fica presa no esôfago, dando a sensação de estar presa na garganta, algumas pessoas recomendam o uso de refrigerantes, especialmente os de cola, acreditando que o gás presente nessas bebidas pode ajudar. Contudo, um estudo realizado na Universidade de Amsterdã, na Holanda.

Geralmente, a comida fica presa devido ao estreitamento do esôfago, que pode ser decorrente de um tumor ou de uma cicatriz de inflamação anterior. Os pesquisadores explicam que não é a mesma coisa que se engasgar, que é quando a comida fica presa na traqueia, mas é tão doloroso e assustador quanto.

O estudo envolveu 51 pacientes que aguardavam uma endoscopia por comida presa no esôfago. Enquanto aguardavam para a realização dos exames, metade dos pacientes tomou goles de refrigerante de cola e a outra metade apenas esperou. Se os pacientes ainda não conseguissem engolir a saliva, os médicos realizavam uma endoscopia de emergência e retiravam a comida.

Os resultados indicaram que a refrigerante de cola não ajudou. Nos pacientes que receberam a bebida, assim como nos que esperaram sem cola, houve melhora em 61% deles. Não houve efeitos colaterais ou complicações decorrentes do uso de refrigerantes.

Fonte: BMJ. DOI: 10.1136/bmj-2023-077294.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários