Notícias de saúde

Fumar encolhe o cérebro

19 de março de 2024 (Bibliomed). Um estudo realizado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que fumar encolhe o cérebro, o que aumenta o risco de desenvolver doenças como Alzheimer e demência.

O estudo examinou a ligação entre fumar e menor volume cerebral, juntamente com um terceiro fator, que é a genética. O que os pesquisadores descobriram foi que a genética leva a uma predisposição ao tabagismo, o que acaba levando à diminuição do volume cerebral.

Os pesquisadores analisaram 32.094 pessoas do UK Biobank, um banco de dados biomédico público com informações genéticas, de saúde e comportamentais de meio milhão de pessoas. Os envolvidos no estudo do tabagismo foram submetidos a imagens cerebrais.

Os resultados mostraram que quanto mais maços de cigarro uma pessoa fumava por dia, menor era seu volume cerebral. Os autores explicam que a redução do volume cerebral é consistente com o aumento do envelhecimento. Isto é importante à medida que a nossa população envelhece, porque o envelhecimento e o tabagismo são fatores de risco para a demência.

Fonte: Biological Psychiatry: Global Open Science. DOI: 10.1016/j.bpsgos.2023.09.006.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários