Notícias de saúde

Incêndios florestais pioram qualidade do ar e aumentam número de mortes

11 de março de 2024 (Bibliomed). A piora da qualidade do ar ocasionada por incêndios florestais está causando centenas de mortes adicionais no oeste dos Estados Unidos todos os anos, afirma um novo estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos.

Para os seus cálculos, os pesquisadores usaram um programa de IA para analisar dados de qualidade do ar provenientes de satélites e estações terrestres. As mortes prematuras foram calculadas usando uma fórmula que levou em consideração a expectativa de vida média, a exposição ao carbono negro e a densidade populacional.

Eles descobriram que as concentrações de carbono negro têm aumentado 55% anualmente no oeste dos Estados Unidos, principalmente devido à fumaça dos incêndios florestais naquela região ou à deriva do Canadá para o sul.

Os pesquisadores disseram que o aumento estimado de 670 mortes prematuras por ano é provavelmente conservador. Isso porque os incêndios florestais tornaram-se cada vez mais intensos e frequentes no oeste dos EUA, resultando num aumento significativo nas emissões relacionadas com o fumo em áreas povoadas, o que provavelmente contribuiu para um declínio na qualidade do ar e um aumento na mortalidade atribuível.

Fonte: The Lancet Planetary Health. DOI: 10.1016/S2542-5196(23)00235-8.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários