Notícias de saúde

É preciso adaptar dieta e exercícios ao ciclo menstrual?

08 de março de 2024 (Bibliomed). A “sincronização do ciclo” – a noção de que as mulheres devem adaptar a sua dieta e padrões de exercício ao seu ciclo menstrual – tornou-se um tema da moda na internet. Alguns especialistas argumentam que pode reduzir os sintomas da mulher antes e durante a menstruação. Mas uma nova revisão encontrou pouca ou nenhuma evidência que apoie a sincronização do ciclo ou qualquer outro conselho elegante sobre alimentação, exercício ou toma de suplementos durante a menstruação.

Não existe um ciclo menstrual “padrão” que dure 28 dias, com a ovulação ocorrendo consistentemente no dia 14, dizem os pesquisadores. Os níveis hormonais flutuam dramaticamente e de forma imprevisível. Esses níveis hormonais podem ocorrer até de um ciclo para o outro de uma mulher.

Os pesquisadores analisaram mudanças fisiológicas específicas que podem ocorrer durante as diferentes fases do ciclo menstrual. Eles encontraram poucas ou nenhuma mudança padrão quando analisaram o uso de gorduras em comparação com carboidratos pelas mulheres, seu potencial para crescimento muscular ou função dos vasos sanguíneos nas diferentes fases do ciclo.

Os autores argumentam que são necessários mais estudos sobre as mulheres e o ciclo menstrual, para fornecer dados que informem melhor as suas escolhas ao longo do ciclo. Eles planejam examinar se os sintomas associados à menstruação ou à TPM estão relacionados com o ciclo ou se são devidos a outros fatores de stress, como falta de sono, má nutrição ou problemas de vida/trabalho.

Fonte: Journal of Applied Physiology. DOI: 10.1152/japplphysiol.00346.2023.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários