Notícias de saúde

Dia certo da ovulação poderá ser indicado por aparelho

Belo Horizonte, 07 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Há alguns anos, antes do advento da pílula anticoncepcional na década de 60, as mulheres precisavam debruçar-se sobre um calendário e construir a chamada tabela do período ovulatório. Era preciso observar por alguns meses consecutivos, mínimo de quatro a seis, como comportava seu ciclo menstrual.

Se fosse regular, poderia tentar calcular os dias em que a ovulação ocorreria. Nesses dias, era preciso evitar relações sexuais se o objetivo era não engravidar ou, ao contrário, investir para tentar a concepção. O método nunca foi muito confiável.

A tarefa, que perdeu importância com o surgimento da pílula anticoncepcional, poderá, em breve, ser definitivamente abandonada. A empresa de biotecnologia e diagnóstico médico Pheromone Sciences, de Vancouver no Canadá, desenvolveu um aparelho semelhante a um relógio de pulso que indica quando as mulheres estão prestes a ovular e mais propensas à concepção. É o sinal para a tentativa de gravidez. O advento foi descrito com detalhes na edição da revista New Scientist.

Chamado de Monitor de Fertilidade PSC, o equipamento é capaz de indicar se uma mulher está em período fértil, em período não-fértil ou em processo de ovulação. O aparelho possui um sensor químico e um microprocessador que calcula alterações hormonais. O resultado dos cálculos é apresentado na tela do aparelho ou enviado a um computador.

A acidez do suor da mulher é o principal indicador de qual a fase do ciclo menstrual ela se encontra. O aparelho é capaz de medir as alterações do ter químico do suor, determinadas pelos níveis hormonais. Ao ser testado, o aparelho ofereceu o prognóstico correto de ovulação a 76% das mulheres pesquisadas durante dois dias.

O ciclo menstrual regular tem 28 dias, mas há mulheres com ciclos mais curtos ou de até 40 dias. Geralmente, as mulheres estão no período fértil na metade do ciclo. A ovulação ocorre, normalmente, 15 dias antes da menstruação. O aparelho poderá ser útil para diversas mulheres com ciclo menstrual irregular.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários