Notícias de saúde
Belo Horizonte, 07 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Há alguns anos, antes do advento da pílula anticoncepcional na década de 60, as mulheres precisavam debruçar-se sobre um calendário e construir a chamada tabela do período ovulatório. Era preciso observar por alguns meses consecutivos, mínimo de quatro a seis, como comportava seu ciclo menstrual.
Se fosse regular, poderia tentar calcular os dias em que a ovulação ocorreria. Nesses dias, era preciso evitar relações sexuais se o objetivo era não engravidar ou, ao contrário, investir para tentar a concepção. O método nunca foi muito confiável.
A tarefa, que perdeu importância com o surgimento da pílula anticoncepcional, poderá, em breve, ser definitivamente abandonada. A empresa de biotecnologia e diagnóstico médico Pheromone Sciences, de Vancouver no Canadá, desenvolveu um aparelho semelhante a um relógio de pulso que indica quando as mulheres estão prestes a ovular e mais propensas à concepção. É o sinal para a tentativa de gravidez. O advento foi descrito com detalhes na edição da revista New Scientist.
Chamado de Monitor de Fertilidade PSC, o equipamento é capaz de indicar se uma mulher está em período fértil, em período não-fértil ou em processo de ovulação. O aparelho possui um sensor químico e um microprocessador que calcula alterações hormonais. O resultado dos cálculos é apresentado na tela do aparelho ou enviado a um computador.
A acidez do suor da mulher é o principal indicador de qual a fase do ciclo menstrual ela se encontra. O aparelho é capaz de medir as alterações do ter químico do suor, determinadas pelos níveis hormonais. Ao ser testado, o aparelho ofereceu o prognóstico correto de ovulação a 76% das mulheres pesquisadas durante dois dias.
O ciclo menstrual regular tem 28 dias, mas há mulheres com ciclos mais curtos ou de até 40 dias. Geralmente, as mulheres estão no período fértil na metade do ciclo. A ovulação ocorre, normalmente, 15 dias antes da menstruação. O aparelho poderá ser útil para diversas mulheres com ciclo menstrual irregular.
Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.
Veja também