Notícias de saúde

Sexo continua sendo importante para as mulheres de meia-idade

22 de outubro de 2020 (Bibliomed). Costuma-se pensar que as mulheres mais velhas perdem o interesse por sexo, mas muitas mulheres continuam a considerá-lo importante, concluiu um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Mais de 3.200 mulheres participaram do Estudo de Saúde da Mulher em todo o país, e para 45%, o sexo era importante no início da meia-idade e tornou-se menos importante com o tempo. Para 27%, o sexo permaneceu importante durante a meia-idade e para 28% o sexo era de baixa importância.

As mulheres negras eram mais propensas a dizer que o sexo era importante durante a meia-idade, mas as mulheres de origem chinesa e japonesa eram mais propensas a considerá-lo sem importância ou menos importante.

Mulheres com sintomas de depressão também eram mais propensas a considerar o sexo sem importância. A satisfação sexual estava associada a altos níveis de importância do sexo, assim como o ensino superior.

De acordo com os pesquisadores, estudos como esse fornecem informações valiosas para os profissionais de saúde que, de outra forma, podem descartar o declínio do desejo sexual da mulher como uma parte natural do envelhecimento. Eles ressaltam que, frequentemente, há outras razões tratáveis, como secura vaginal ou depressão, que explicam por que o interesse de uma mulher por sexo pode ter diminuído.

Fonte: 2020 Virtual Annual Meeting of the North American Menopause Society. October 5-9, 2020.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2020 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários