Notícias de saúde

Qual o risco de trombose depois de uma cirurgia no quadril ou joelho?

06 de março de 2024 (Bibliomed). Um estudo retrospectivo envolvendo uma grande base de dados de saúde buscou quantificar os fatores de risco para tromboembolismo venoso (TEV) e sangramento após artroplastia de quadril e joelho, além de comparar os resultados entre diferentes agentes tromboprofiláticos.

O estudo, que incluiu 29.264 pacientes submetidos a artroplastia total de quadril ou joelho nos Estados Unidos, revelou que 1,19% dos pacientes apresentaram TEV e 3,43% tiveram sangramento nos primeiros 30 dias após a cirurgia. Fatores de risco, como histórico prévio de TEV ou estado de hipercoagulação hereditária, foram associados a taxas mais altas de TEV.

A pesquisa buscou comparar a eficácia e a segurança de diferentes estratégias farmacológicas de tromboprofilaxia, com destaque para a comparação entre anticoagulantes orais diretos (DOACs) e aspirina. Os resultados indicam que o risco de TEV após artroplastia está principalmente associado a fatores de risco individuais do paciente.

Os pesquisadores sugerem que as estratégias de tromboprofilaxia devem ser centradas no paciente e adaptadas aos riscos individuais de trombose e sangramento. Essa abordagem personalizada pode ser crucial para otimizar os resultados pós-cirúrgicos e minimizar complicações, considerando o perfil único de cada paciente submetido à artroplastia de quadril ou joelho.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.45883.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários