Notícias de saúde

Comparando anticoagulantes para prevenção de trombose em cirurgias do joelho

21 de novembro de 2023 (Bibliomed). A doença cardíaca isquêmica continua sendo a principal causa de mortalidade após artroplastia de quadril e joelho. Devido às suas propriedades antiplaquetárias e cardioprotetoras, a aspirina tem sido proposta como um agente que pode reduzir a mortalidade quando usada como profilaxia do tromboembolismo venoso (TEV) após esses procedimentos.

Estudo recente objetivou comparar a aspirina com a enoxaparina na redução da mortalidade em 90 dias em pacientes submetidos a procedimentos de artroplastia de quadril ou joelho, para profilaxia do tromboembolismo venoso.

Nesta análise secundária de um estudo cruzado randomizado de agrupamento que incluiu 23.458 pacientes, não houve diferença significativa encontrada na mortalidade em 90 dias para pacientes alocados para aspirina em comparação com pacientes alocados para receber enoxaparina para profilaxia do TEV.

Portanto, neste estudo comparando aspirina com enoxaparina após artroplastia de quadril ou joelho, não houve diferença significativa entre os grupos na mortalidade em 90 dias, quando qualquer uma das drogas foi usada para profilaxia do TEV.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2023.17838.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários