Notícias de saúde

Liberação da maconha recreativa reduz o uso de codeína

30 de junho de 2023 (Bibliomed). A codeína é um medicamento opioide usado no tratamento de dores que só pode ser vendido sob prescrição médica e com retenção de receita. Quando usado de forma indiscriminada ou por longos períodos, a codeína pode causar dependência e levar à morte.

Segundo estudo conduzido por pesquisadores da Cornell University, nos Estados Unidos, a legalização do uso recreativo da maconha poderia reduzir a demanda por codeína prescrita.

O estudo usou dados do e Drug Enforcement Administration's Automated Reports and Consolidated Ordering System (ARCOS), que rastreia o fluxo de substâncias controladas no país.

Os pesquisadores encontraram uma redução geral de 26% na distribuição de codeína em farmácias, mas encontraram uma redução de até 37% depois que as leis de cannabis recreativas entraram em vigor por quatro anos.

Foi encontrado pouco impacto na distribuição hospitalar de codeína, embora essas políticas sejam tipicamente menos permissivas. E as leis tiveram um impacto mínimo na distribuição de outros opioides, incluindo oxicodona, hidrocodona e morfina.

De acordo com os autores, esta descoberta é particularmente significativa, pois o uso de codeína é especialmente alto entre os opioides prescritos. Eles ressaltam que vários estudos comprovam que a cannabis pode ser usada no tratamento de sintomas de dores crônicas, e a legalização poderia afastar alguns pacientes do vício em codeína.

Fonte: Health Economics. DOI: 10.1002/hec.4652.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários