Notícias de saúde
27 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Algumas pessoas podem ter dores de cabeça depois de consumir vinho tinto, mesmo em pequenas quantidades. Essas dores tendem a surgir entre 30 minutos a três horas após o consumo da bebida e até então não se sabia o motivo disso.
Agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, acreditam ter solucionado essa questão. Segundo estudo, a quercetina, um flavanol encontrado em frutas e vegetais, parece ser a culpada. Isso acontece porque, quando chega à corrente sanguínea, a quercetina é convertida em uma forma diferente, chamada glicuronídeo de quercetina. Nessa forma, o metabolismo do álcool é bloqueado.
A interação da quercetina com o álcool faz com que o corpo comece a acumular uma toxina chamada acetaldeído, uma substância irritante e inflamatória, que pode causar rubor facial, dor de cabeça e náuseas.
Agora, os pesquisadores testarão a teoria em um ensaio clínico comparando efeitos dos vinhos tintos que contêm grandes quantidades de quercetina com aqueles que contêm pouca.
Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-023-46203-y.
Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.
Veja também