Notícias de saúde

Por que algumas pessoas têm dores de cabeça depois de consumir vinho tinto?

27 de fevereiro de 2024 (Bibliomed). Algumas pessoas podem ter dores de cabeça depois de consumir vinho tinto, mesmo em pequenas quantidades. Essas dores tendem a surgir entre 30 minutos a três horas após o consumo da bebida e até então não se sabia o motivo disso.

Agora, pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, acreditam ter solucionado essa questão. Segundo estudo, a quercetina, um flavanol encontrado em frutas e vegetais, parece ser a culpada. Isso acontece porque, quando chega à corrente sanguínea, a quercetina é convertida em uma forma diferente, chamada glicuronídeo de quercetina.  Nessa forma, o metabolismo do álcool é bloqueado.

A interação da quercetina com o álcool faz com que o corpo comece a acumular uma toxina chamada acetaldeído, uma substância irritante e inflamatória, que pode causar rubor facial, dor de cabeça e náuseas.

Agora, os pesquisadores testarão a teoria em um ensaio clínico comparando efeitos dos vinhos tintos que contêm grandes quantidades de quercetina com aqueles que contêm pouca.

Fonte: Scientific Reports. DOI: 10.1038/s41598-023-46203-y.

Copyright © 2024 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários