Notícias de saúde

Emílio Ribas Abre Clínica Odontológica para Criança com Aids

SÃO PAULO (Reuters) - Numa iniciativa inédita no país, o Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, inaugura na sexta-feira, Dia Mundial da Aids, sua clínica odontológica especializada em atendimento a crianças com HIV.

"A clínica atenderá cerca de 600 crianças por mês", disse a infectologista Marinella Della Negra, uma das idealizadoras da clínica.

Della Negra explicou que a idéia foi desenvolvida em conjunto com a Casa do Sol, organização não-governamental (ONG) que já oferece o serviço odontológico a crianças infectadas com o HIV gratuitamente, para ampliar o atendimento. "Acredito que somos o primeiro hospital do país a oferecer o serviço", acrescentou Della Negra.

De acordo com a assessoria do hospital, a clínica possui ainda um playground com brinquedos em miniatura, onde as crianças também poderão realizar atividades recreativas com o apoio de psicólogos e recreacionistas.

Segundo Della Negra, o atendimento a crianças infectadas com o vírus da Aids não exige cuidados muito especiais.

"O serviço segue os cuidados que qualquer dentista deve ter com seus pacientes, como esterilização e manipulação, a não ser em casos em que a saúde da criança está debilitada, quando os médicos podem dar orientações específicas", explicou a infectologista.

CAMPANHA VOLTADA AO ADOLESCENTE

Durante o Dia Mundial da Aids, o Emílio Ribas promove uma campanha de prevenção da Aids voltada ao público adolescente.

Alunos de três escolas paulistanas participarão de atividades e distribuirão camisinhas e panfletos educativos nas ruas próximas ao hospital, de acordo com a assessoria.

"A prevenção da Aids junto ao jovem é de maior importância", disse Vera Simonetti, diretora de comunicação da Ecos, ONG que promove trabalhos sobre sexualidade e saúde reprodutiva junto ao público adolescente.

"Os jovens estão iniciando a vida sexual mais cedo e é preciso que isso aconteça de maneira segura", acrescentou Simonetti. De acordo com Simonetti, no geral, os jovens são mais abertos a informações, inclusive sobre comportamento sexual.

"E embora, frequentemente, a prevenção não seja a principal preocupação do jovem em sua vida sexual, em meio aos sentimentos do adolescente, podemos abordar a questão do uso do preservativo", acrescentou Simonetti.

Simonetti acredita que o Dia Mundial da Aids é uma data importante que deve ser lembrada em todos os setores da sociedade, mas que somente um dia não promove mudanças.

"A data lembra as pessoas que é preciso lutar, exigir comportamento seguro, atendimento médico e pesquisas", avaliou Simonetti.

"Mas o que é importante é o trabalho educativo contínuo em uma escola ou comunidade, com desenvolvimento a longo prazo", destacou Simonetti.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários